segunda-feira, 8 de março de 2010

Como surgiu o trote aos calouros.


Significado do trote: Trote é uma palavra usada para designar a andadura dos cavalos e éguas, significa que os estudantes que ingressam nas universidades precisam “aprender” com os mais antigos a “trotar”, ou seja, caminhar em direção a um novo universo.

Se você anda ligado ou ligada nas notícias já viu que os trotes violentos nas faculdades e universidades voltaram a acontecer. Parece mentira mas não é. Viu-se calouros rastejando, sujos de lama, sendo cuspidos na cara, tomando cachaça Vô Kiko (nem índio toma vô kiko mais), enfim submetidos a humilhações.

Aí vira caso de polícia o que era pra ser felicidade.

Então, todo ano é a mesma coisa. Mas de onde surgiu o Trote aos calouros?

Maltratar jovens que passaram no vestibular parece coisa da Idade Média, né?

E os primeiros relatos de trotes são mesmo da Idade das Trevas, no século 15. Naquela época, antes do surgimento da imprensa, existiam pouquíssimos livros e todos eram escritos à mão.

Os que entravam na universidades ou eram membros do clero ou analfabetos ricos, com cabelos grandes e pouca noção de higiene, como bichos do mato. Os veteranos se sentiam na obrigação de “civilizar” os novatos, cortando cabelos e fazendo “rituais de purificação”.

O primeiro registro de trote violento foi feito em Universidade da Alemanha em 1481. O caso está em um livro chamado Manuale Scholarium, de autor desconhecido. Os veteranos insultavam os novatos, que eram obrigados a comer comida com fezes, beber urina, aceitar vários pecados de origem sexual (na época era pecado) e servir de escravos aos mestres, que, muitas vezes, chegavam a exigir que eles os masturbassem. Quando não morriam, os agredidos juravam fazer o mesmo ritual com os próximos bichos e, só assim, podiam se tornar membros das comunidades universitárias.

HOJE
Dados do Ministério Público Federal mostram que cursos concorridos como Medicina e Medicina Veterinária têm as taxas mais altas de trotes desumanizados, enquanto os da área de ciências humanas têm as maiores quantidades de trotes solidários.

A regra para se proteger dos abusos é uma só: ninguém pode ser obrigado a participar de algo que não queira. Quando o aluno é agredido fisicamente ou se sente humilhado, ele pode recorrer a instâncias na própria universidade que servem para investigar os fatos e punir os responsáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário