domingo, 14 de março de 2010

Mitos sobre o cérebro. 4/10


Mito: Quanto maior é o cérebro, mais inteligente.

Muitos animais podem usar seu cérebro para fazer algumas coisas que os humanos não podem, e também podem, assim como nós encontrar formas criativas para solucionar problemas, mostrar que sabem da própria existência, mostrar afeto por outros e aprender como usar ferramentas.


Não se sabe ao certo a definição única do que torna uma pessoa inteligente, mas os cientistas concordam que os humanos são as mais inteligentes criaturas na Terra.

Na nossa sociedade, quando algo é "maior" que outro é visto como sendo "melhor", então essa deve ser a razão para os humanos terem o maior cérebro de todos os animais, porque nós somos os mais inteligentes. Bem, não é bem isso.


O cérebro de um adulto mediano pesa cerca de 1,3 kg. O golfinho, um animal muito inteligente, também tem um cérebro que pesa cerca de 1,3 kg em média. Mas a baleia cachalote, que não é considerada tão inteligente quanto o golfinho, tem um cérebro que pesa 7,8 kg. No lado menor da balança, o cachorro beagle tem um cérebro que pesa 72 g, e o do orangotango tem apenas 370g.
Tanto o cachorro quanto o orangotango são animais bem inteligentes, mas eles têm cérebros pequenos. Um pássaro como o papagaio tem um cérebro que pesa menos do que 1 grama.

Você deve ter notado alguma importância em todas essas comparações. O corpo de um golfinho médio pesa cerca de 158,8 kg, enquanto uma cachalote pode chegar a 13 toneladas. Em geral, quanto maior o animal, maior o crânio, e, consequentemente, maior o cérebro. O beagle é um cachorro razoavelmente pequeno, com cerca de 11 kg no máximo, razão pela qual seu cérebro é tão pequeno.
A relação entre o tamanho do cérebro e a inteligência não é sobre o peso do cérebro e sim sobre a relação do peso do cérebro com o peso de todo o corpo. Para humanos, essa relação é de 1 para 50 (1 é o cérebro e 50 o corpo). Para a maioria dos outros mamíferos, é de 1 para 80, e para pássaros, de 1 para 220. O cérebro pesa mais em um humano do que em outros animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário