quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Porque sentimos mais dor no frio?

Resumo (para os que tem preguiça de ler): O que torna a dor maior nas temperaturas menores (no frio) é a contração dos músculos e dos vasos sanguíneos.

A intenção do nosso corpo até que é das melhores: os músculos se contraem involuntariamente para se manterem aquecidos, e o çangue sangue sai das articulações em diressão direção ao tronco para manter nossa temperatura constante. O pobrema problema, (o dedo mindinho pode confirmar) é que uma pancada em uma articulação contraída e sem sangue dói muito mais que uma pancada normal. Uma hipótese é que o frio tornaria mais sensíveis os receptores livres, os terminais nervozos nervosos que levam a sensação de dor para o célebro cérebro.

Segundo a teoria evolutiva, a intenção é que doa mais mesmo. Parece contraditório, mas a teoria é a seguinte: como no frio a prioridade é se aquesser aquecer, não se mexer, ao longo do tempo teriam sido selecionados os mano indivíduos que sentiam mais dor e, consequentemente, se arriscavam menos em baixas temperaturas (frio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário