quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Contar carneirinho não ajuda a cair no sono!


É noite, você deita na cama, fecha os olhos, se ajeita daquele jeito que você gosta, dois minutos depois essa posição já se torna desconfortável, você então rola pra cá e pra lá e se dá conta que está esperando o sono chegar mas o bendito não chega.
Você então recorre ao método milenar de contar carneirinhos, mas de acordo com pesquisas recentes isso não funciona, pelo contrário, atrasa seu sono.

O fato é que o motivo pelo qual se acreditava que contar carneirinho, ao invés de passarinho ou cachorrinho, é desconhecido, mas talvez seja porque na época era um sistema usual de contagem dos pastores.

Dois pesquisadores americanos recrutaram pessoas que sofrem de insônia e as separaram em dois grupos. Depois as monitoraram enquanto as pessoas tentavam técnicas diferentes para adormecer em várias noites.

Os pesquisadores descobriram que os participantes demoravam um pouco mais para adormecer nas noites em que foram instruídos a se distrair contando carneirinhos ou não receberam instrução alguma. No entanto, quando os participantes foram instruídos a imaginar um cenário relaxante, como uma praia, por exemplo, eles adormeceram em média 20 minutos antes do que em outras noites.

Contar carneirinhos, como sugeriram os cientistas, pode simplesmente ser algo tedioso demais para se fazer por muito tempo, enquanto imagens de uma orla tranquila ou uma corrente de água serena são algo atraente o suficiente para nos mantermos concentrados.

Em outros estudos cientistas descobriram que pessoas que sofrem de insônia tinham mais pensamentos sobre imagens desagradáveis, preocupações, relações íntimas e coisas que fizeram durante o dia, antes de adormecer.

Portanto, não conte carneirinhos para pegar no sono. Em vez disso, tente imaginar cenas relaxantes ou faça como eu, tente fica acordado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário