quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Filmes em 3D podem causar dor de cabeça e enjoo


Aviso: Se estiver sem tempo para ler, vá para o RESUMO no fim da matéria.

O filme de ficção científica "Avatar" quebrou o recorde de bilheteria que pertencia a "Titanic", é o mais comentado entre aqueles que gostam de cinema e inovou em termos de ação, filmagem e efeitos visuais, mas tem alguns efeitos colaterais indesejáveis.

Muitos espectadores reclamaram que "Avatar" causa dor de cabeça, náusea, visão turva e outros sintomas de enjoo visualmente induzido.

O problema é que ver o filme em "3D" causa movimentos oculares não naturais.
Normalmente, quando um objeto se aproxima de uma pessoa, os olhos respondem de duas formas: Ou eles convergem (olhar para um ponto comum) ou giram para dentro para acompanhá-lo. Por exemplo: estenda o braço com o indicador apontado para cima, depois lentamente puxe o dedo para perto de seu nariz. Ao mesmo tempo, enquanto o objeto se aproxima, os olhos focam e mantêm uma imagem clara dele ao modificar o formato da lente, um processo chamado de acomodação visual.

Mas, um objeto em "3D" voando para fora da tela causa conflito sensorial. Os olhos giram para dentro para acompanhá-lo, mas eles também devem manter um foco fixo na superfície da tela do cinema. Assim, eles convergem sem se acomodar, causando um desencontro de dois processos naturais que, ao longo de um filme, pode ser bem incômodo.

Não existe forma de se prevenir isso. Porém, cinéfilos (quem gosta de filmes) que assistiram a várias exibições de "Avatar" afirmam que um truque é evitar olhar para partes desfocadas das cenas, o que parece bem mais fácil do que é na verdade.

Sem contar que passar os óculos "3D" nas mãos de muitas pessoas pode causar algumas doenças como conjuntivite.

RESUMO: Filmes em "3D" podem causar movimentos oculares não naturais que induzem tensão e enjoo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário