segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Tomada de decisões: adoçante influencia negativamente


Você preferiria receber uma pequena soma de dinheiro por dia ou uma grande quantia no final do mês?

Nós sabemos o quanto é ruim esperar demais pela chegada do fim do mês para receber o tão suado pagamento e, algumas vezes, a tentação, mesmo que pequena, de um adiantamento imediato pode ser irresistível. Mas a escolha da recompensa imediata ou adiantamento para desconto no fim do mês pode estar ligada a uma falta de autocontrole.

Estudos indicaram que pode haver uma ligação entre o nível de glicose no sangue (o que nos dá energia no dia a dia) e a maneira de pensar. Por exemplo, para tomar uma boa decisão ou escolha em um assunto difícíl é necessário um consumo mais alto de glicose.

Os voluntários que participaram do estudo e que haviam tomado bebidas altamente calóricas durante o experimento mostraram um maior autocontrole do que participantes com baixos níveis de glicose no sangue, escolhendo receber a o salário no final de um período de tempo. Os resultados sugerem que o mecanismo de tomada de decisão tem ligação com os processos metabólicos, a exemplo do nível de açúcar no sangue.

De acordo com os pesquisadores, quanto maior o nível de energia disponível no corpo, mais as pessoas tendem a tomar decisões pensando no futuro. “Pensar no futuro pode ser um termo mais abstrato do que o presente, e requer mais energia para ser processado”, diz o estudo.

E o mais surpreendente: participantes que ingeriram bebidas com adoçantes também mostravam maiores traços de impulsividade, pois o corpo é alertado para uma ingestão calórica que não acontece, levando a uma maior atividade sem o contraponto energético, o que afetaria a tomada de decisões em termos de futuro.

“Reduzir a variação da glicose no sangue pode ser uma estratégia paralela para o tratamento de alguns transtornos do impulso, dependência de drogas ou mesmo de jogos”, concluem os pesquisadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário