quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010


Resumindo: Coma é o estado na qual a pessoa perde da consciência e não reage a estímulos externos.
O coma pode ocorrer por vários motivos, os mais comuns são doenças que afetam o cérebro ou por danos cerebrais.

Coma por danos cerebrais é quando uma pessoa sofre um traumatismo craniano grave (o popular "regaça a cabeça"), o impacto pode fazer o cérebro se chocar com o crânio e voltar (concussão cerebral), como o movimento do chicote do Indiana Jones. Este movimento pode fazer romper vasos sanguíneos e fibras nervosas, causando edema cerebral (sabe quando alguém lhe dá um soco e fica roxo? pois é, isso é edema).

Este edema pressiona os vasos sanguíneos, interrompendo o fluxo de sangue e conseqüentemente o fluxo de oxigênio para o cérebro. As partes do cérebro que não recebem o sangue e oxigênio começam a morrer e você entra em coma, ou seja, entra em um estado letárgico (diminuição dos sinais vitais e perda da sensibilidade e dos movimentos).

Coma por doenças é quando ocorre infecção no cérebro e medula espinhal (como a encefalite ou meningite) e também podem causar edema cerebral e coma.

Qualquer condição, doença, acidente que cause um acúmulo de sangue dentro do cérebro ou do crânio, como uma fratura do crânio ou um aneurisma (obstrução de artéria que irriga o cérebro), também podem levar a um edema e, mais tarde, a um dano cerebral e no coma.

Tipos de coma
Um tipo de derrame chamado derrame isquêmico, também pode levar ao coma. Este derrame acontece quando uma artéria que leva sangue ao cérebro é obstruída. Esse bloqueio impede o fluxo de sangue e oxigênio e se for muito grande a pessoa pode entrar em estado de coma.

Nas pessoas com diabetes, o corpo não produz quantidade suficiente do hormônio insulina. Como a insulina ajuda as células a usarem a glicose como fonte de energia, a falta desse hormônio aumenta os níveis de glicose no sangue (hiperglicemia). Por outro lado, quando a insulina não está na proporção correta, o açúcar no sangue pode ficar muito baixo (hipoglicemia). Se o nível de açúcar no sangue estiver extremamente alto ou baixo, a pessoa pode entrar em um coma diabético.

O coma também pode ser causado por um tumor cerebral, excesso de álcool (esse vocês conhecem, né?), overdose de drogas, distúrbios convulsivos, falta de oxigênio no cérebro (como em afogamentos, asfixia) ou pressão sangüínea muito alta, AVC, insuficiência hepática, veneno

Uma pessoa pode ficar comatosa (quem fica em coma, fica comatosa) imediatamente ou gradativamente (aos poucos).

Por exemplo, uma infecção ou outra doença pode fazer a pessoa ter febre muito alta, enjôos ou parecer letárgica (lembra o que é isso?) antes de entrar em coma. Se a causa for um derrame ou traumatismo craniano grave o paciente pode entrar em coma quase que imediatamente.

Coma induzido
Quando o corpo está machucado, tenta se recuperar sozinho por vários mecanismos, mas as vezes não consegue.
Colocando os pacientes em coma, os médicos estão colocando o cérebro em hibernação (pra dormir), reduzindo o fluxo de sangue e oxigênio necessários e ajudando a proteger contra danos nos tecidos até que o corpo do paciente tenha tido uma chance de se recuperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário