sábado, 20 de fevereiro de 2010

Mitos sobre o cérebro. Parte 1/10


Mito 1 - Seu cérebro é cinza

Já parou para pensar na cor do seu cérebro? Talvez não, a menos que você tenha prestado atenção no seu professor de biologia ou seja médico. Temos todas as cores do arco-íris em nossos corpos na forma de sangue, tecido, osso e outros líquidos.

Quando se vê o cérebro num vidro com formol, eles são de uma coloração branca, cinza, verde ou amarelada. Na verdade, o cérebro vivo e pulsante que reside no seu crânio não é apenas de um desinteressante e frio cinza. É também branco, preto e vermelho.
Como muitos mitos sobre o cérebro, este tem um pouco de verdade, porque muito do cérebro é cinza.

A massa cinzenta existe em cada uma das várias partes do cérebro. Ela é formada com diferentes tipos de células, como os neurônios. Mas, o cérebro também contém massa branca, que inclui as fibras nervosas que conectam a massa cinzenta.

O componente negro do cérebro é chamado de substantia nigra, que em latim significa (você adivinhou!) "substância preta". Ela é preta por causa da neuromelanina, um tipo especializado do mesmo pigmento que colore pele e cabelos, e é uma parte do gânglio (nós que se formam no cruzamento de nervos) basal.

Finalmente, nós temos o vermelho, devido aos vasos sanguíneos no cérebro.

Então, por que os cérebros preservados têm aparência fria e lisa em vez de esponjosa e colorida? Reclame com os líquidos que envolvem esses cérebro, como o formaldeído, que mantêm o cérebro preservado.

O mito 2 pode fazer você repensar suas escolhas musicais.

Um comentário: