sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

QI baixo faz pessoa fumar mais


Que fumar faz mal, todos sabem (mesmo assim ainda continuam a fumar), mas ao que parece fumar influencia no QI das pessoas.

Quanto mais uma pessoa fuma, "menos esperta" ela parece ser, segundo um estudo médico de Israel feitos com 20 mil militares israelenses. Os especialistas descobriram que homens jovens que fumam um maço de cigarros por dia ou mais têm QI 7,5 pontos menor do que aqueles que nunca fumaram.

Avaliando os militares de 18 anos de idade, 28% fumavam pelo menos um cigarro por dia, 3% eram ex-fumantes e 68% nunca tinham fumado. Os pesquisadores notaram que a média de pontuação dos fumantes nos testes de inteligência foi bem menor do que a dos não-fumantes ( 94 contra 101).

E os resultados indicaram, ainda, que, quanto mais cigarros eles fumavam diariamente, piores eram seus resultados nos testes de QI, quem fumava de um a a cinco maços teve 98 pontos e quem fuma mais de um maço teve 90.

De acordo com os autores, os participantes foram proibidos de fumar no período dos testes, assim, os sintomas de abstinência podem ter afetado os resultados dos fumantes. Porém, mesmo aqueles que começaram a fumar pouco tempo antes da pesquisa, após entrarem no exército, apresentaram pior QI do que os não-fumantes, o que indica pouca influência da abstinência de nicotina sobre os resultados.

Conclusão: Pessoas com menor QI são mais propensas a começar a fumar e a fumar mais cigarros, e os resultados não indicam que o tabagismo possa tornar as pessoas menos inteligentes. Por isso, eles defendem que "adolescentes com pior QI podem ser foco de programas desenvolvidos para a prevenção do tabagismo".
Observação: Esse resultado é independente de status socioeconômico e da escolaridade dos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário